Marble Surface
Buscar

Cacio e Pepe - receita do Giallo Zafferano

Hoje viajamos até a região de Lazio que tem como sua capital a inesquecível Roma. Um prato típico Romano, com origens mais antigas do que imaginamos. Pesquisando mais um pouco sobre ele descobri que Cacio no dialeto Romano, o qual é falado até hoje em Roma, quer dizer queijo pecorino(queijo de cabra). E que esse queijo eles consomem há mais de 3.000 anos. Esse prato veio dos antigos pastores que faziam esse queijo que em suas viagens sempre levavam pois é um queijo que não estraga rápido. E eles sempre tinham especiarias e obviamente spaghetti para comer.


  • 320 gr de spaghetti

  • 200 gr de queijo pecorino romano ralado

  • 1 colher de sopa de Pimenta do reino em grão


Coloque o spaghetti para cozinhar com água e sal, enquanto isso pegue os grãos de pimenta e amasse com um martelo de carnes. Coloque metade das pimentas em uma frigideira e toste um pouco acrescente uma concha da água do macarrão na pimenta. Escorra sua massa e coloque dentro da frigideira, adicione mais uma concha da água do cozimento. Em uma tigela coloque metade do pecorino e uma concha da água da massa e misture com um fuê (batedor de claras) e mexa bem até formar um creminho. Adicione mais um pouco de água do cozimento no macarrão e as pimentas.

Na tigela coloque um quase tudo do queijo ralado mas deixe um pouco para finalizar o prato, então misture essa adição do pecorino no creminho que você já fez e ponha mais um pouquinho de água, até obter um creme liso. Acrescente esse creminho na panela macarrão com as pimentas. Mexa bem e coloque o resto do pecorino ralado na panela. Quando for empratar adicione o restante da pimenta que foi triturada no começo da receita.



fonte da receita: https://ricette.giallozafferano.it/Spaghetti-Cacio-e-Pepe.html

Foto: Gabi Pinna

Foto: Gabi Pinna










9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo