top of page
Marble Surface
Buscar

Ciambelline Al Vino

Bora fazer uma rosquinha deliciosa pro cafézinho da tarde?


Ingredientes:

  • 135 ml de vinho branco

  • 500 gr de farinha

  • 125 ml óleo de girassol

  • 150 gr de açúcar

  • ½ colher de sopa de semente de anis(semente de erva-doce)

  • 8 gr de fermento em pó (equivalente a uma colher de chá)

  • 1 pitada de sal


Coloque o vinho branco em um copo e adicione o anis/erva doce misture com uma colher e reserve. Em uma bacia peneire a farinha, o açúcar o sal e fermento. Misture bem e faça um pequeno buraco na massa com as mãos para adicionar então o óleo. E acrescente o vinho com o anis/ erva doce. Vá mexendo até criar uma massa e trabalhe um pouco na bancada com uma polvilhada de farinha em cima para não grudar.

Não precisa abrir a massa com rolo basta ir beliscando e pegando pequenas porções. Enrole como brigadeiro com as mãos e ponha na bancada e faça "cobrinhas" assim como fazem as crianças com massinha de modelar. Cada "cobrinha" deve ter mais ou menos 20 cm de comprimento, e una pontas e feche sua rosquinha deixando um buraco no meio.

Em um dos lados passe no açúcar e coloque na assadeira com papel manteiga. Faça isso com o restante da massa. Leve então a forma ao forno por 25 minutos à 160°C.

Dica: A bancada da minha cozinha é aço inox e quando fui fazer as cobrinhas a massa não estava deslizando, foi então que pensei em pegar uma tábua de madeira para ajudar a deslizar melhor. Ajudou a fazer os rolinhos de massa. Eu fiz para aquele cafezinho da tarde aqui em casa e foi muito rápido. E ficou uma delícia acompanhado de uma boa xicrinha de café.

Pegue um copo de vinho tinto ou branco e molhe sua rosquinha já assada no vinho e coma. Os italianos fazem isso e é muito bom!






Fotos: Gabi Pinna




37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page