top of page
Marble Surface
Buscar

Diplomatico / Mille Foglie - Mil folhas

Um doce tipicamente francês, feito com massa folhada e creme de confeiteiro. A massa não é das mais fáceis de se fazer pois precisa de paciência mas você pode optar pela do mercado.


Para fazer o doce você vai precisar de:

  • 1 massa folhada ( você pode fazer a sua se quiser)

  • creme de confeiteiro(creme patissiere

  • 50 gr açúcar de confeiteiro para decorar

Para a massa folhada você vai precisar de:

  • muita paciência para fazer a massa

  • 175 gr de farinha ( preferencialmente a para pães e pizzas que são tipo 00 ou tipo 0, dá para fazer com a normal, tipo 1, mas fica um pouco diferente a massa)

  • 5 gr de sal

  • 100 ml de água

Para "rechear" sua massa:

  • 250gr de manteiga sem sal não muito fria mas ainda firme.

  • 150 gr de farinha


Una os 175 gr de farinha água e o sal na batedeira( com gancho de massas pesadas acoplado) Quando estiver homogênea retire e ponha em uma tigela. quadrada ou retangular ,não muito grande, e cubra com insulfilm e deixe descansar. E comece a fazer seu "recheio" da massa folhada que é manteiga e a farinha, coloque-as na batedeira e bata. Quando criar uma pastinha/massinha, retire e coloque-a dentro de uma tigela também quadrada ou retangular (pode ser um tapoer mesmo) cubra também com insulfilm e deixe descansar por cinco minutos em temperatura ambiente depois leve à geladeira por 10 minutos.

Passado o tempo abra a massa folhada na bancada, lembrando sempre de polvilhar farinha para não grudar a massa, e abra um quadrado de 20 cm com ajuda de um rolo. Coloque a pastinha de manteiga e farinha em cima da massa folhada e gire-a um pouquinho transformando-a em um "losango" dentro do quadrado ( como na bandeira brasileira) e feche as quatro pontas como se fosse um envelope. Pegue o rolo e passe por cima abrindo um pouco ,primeiro a altura dela, ou seja na sua frente. Ajuste com o dedo as pontas, e gire a massa em 90° (a parte maior deve estar de lado em relação a você).

Abra mais um pouco e faça a primeira "dobra 3", imagine mais ou menos a metade da sua massa folhada, e puxe a massa até um pouco pra frente da sua metade. E venha com o outro lado unindo com a outra parte já dobrada. E feche novamente fazendo mais uma dobra, obtendo então três dobras. Três níveis de massa folhada, passe o rolo levemente dos dois lados, e pressione com um dedo em um dos lados da massa indicando a você mesmo que fez apenas uma das quatro dobras. Cubra com insulfilm e leve a geladeira por 30 minutos.

Passado o tempo pegue sua massa a abra novamente, lembrando que a abertura da massa deve estar de sempre de frente( ou seja o lado fechado do seu "livrinho " deve estar virado pra você), usando sempre farinha para abrir a massa. Comece então abrindo a largura da sua massa, gire-a em 90 ° e abra na altura e gire novamente em 90 ° , ou seja "deitada de ladinho" em relação a você, abra mais um pouquinho e faça a dobra 4 , ou seja dobre quatro vezes a massa; imagine a metade da massa, pegue um dos lados e feche levemente um pouco na frente novamente, pegue o outro lado e feche até encontrar a outra parte. E feche a massa novamente na metade fazendo então 4 níveis de massa. Faça uma marquinha com dois dedos indicando que fez duas dobras, cubra com insulfilm e leve à geladeira por mais meia hora.

Repita o processo da dobra 3 e dobra 4, sendo assim duas vezes a dobra 3 e duas vezes a dobra 4. Depois de fazer isso, então abra sua massa pela última vez corte-a em três pedaços grandes ou em vários pequenos, com uma faca grande mas não puxe a massa para cortá-la. Apenas faça um talho depois faça outro. Se você puxar a massa você estraga todo o processo que já fez. Com sua massa cortada pegue um garfo e faça furos com o garfo em toda a massa, e leve para assar por 15 minutos à 190°C depois abaixe o fogo em 170°C e deixe por mais 35 minutos. Prepare seu creme de confeiteiro enquanto sua massa está no forno.


Creme Patissiere/ Creme de confeiteiro:

  • 5 gemas

  • 40 g de amido de milho (maizena)

  • 1 fava de baunilha ( pode ser a essência mas é melhor a fava nesse caso)

  • 100 g de açúcar

  • 500 ml de leite


Em uma panela despeje o leite corte a baunilha para obter a fava que tem dentro dela, e adicione o conteúdo dela no leite e se quiser a fava por inteiro. Quando o leite estiver quente retire-o do fogo. Em outra panela adicione as gemas o açúcar e o amido de milho. E mexa bem até que esse creme esteja liso e a dor dele esteja mais clara. Coe o leite com a baunilha em uma vasilha e coloque aos poucos no creme já batido. Quando obter o creme mais consistente coloque-o dentro da geladeira com um insulfilm em contato com ele para que não resseque. E quando for usar bata um pouco.

Assim que sua massa estiver assada coloque seu creme em um saco de confeiteiro e comece a rechear, fazendo uma camada de massa e uma de creme, coloque uma massa em cima e faça novamente uma de creme. E por último ponha sua última massa e polvilhe açúcar de confeiteiro em cima.


Fotos: Reprodução




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page