top of page
Marble Surface
Buscar

Peru - receita da minha tia avó Edith Habice

Um clássico de festas de fim de ano, impossível não lembrar de Peru de natal ou de ano novo não é mesmo? E essa receita é muito boa!


Lavar bem o Peru, esfregar limão por dentro e por fora, lavar novamente e enxugar; Furar com um garfo as partes escuras. Ralar duas cebolas médias em seguida passar alho socado com sal na parte interna do peru, colocando 2 folhas de louro dentro do peru. Esfregar sal com alho e pimenta em todo peru, menor quantidade no peito, inclusive dentro do peito. Passar a cebola que foi ralada em toda a ave, colocando uma pimentinha moída e esfregando. Esfregar manteiga por dentro e por fora do peru besuntando muito bem. Colocar 1/2 garrafa de vinho branco seco e 1/2 garrafa de champanhe também seca e um pouco de água. Molhar um guardanapo de mesa na vinha d’alho e colocar por dentro. Molhar um segundo guardanapo e enrolar no papo de maneira a cobri-lo bem, esticando um pouco a pele. Derreter ligeiramente 50 gramas de manteiga esfregar na ave inteira. Injetar a manteiga derretida no peito e nas coxas com uma seringa. Deixar na vinha d’alho virando sempre.


Recheios

Farofa doce para o papo:

1/2 pacote de manteiga

1/2 cebola ralada

passas

farinha de rosca

ameixas pretas

maçãs

gema de ovo cozido


Derreter a manteiga e colocar a cebola, quando murchar coloque as passas deixando que elas estufem; colocar as ameixas cortadas sem caroço e a maçã em pedaços(não muito grandes). Quando a maçã estiver para amolecer juntar um pouco de sal. Tirar a frigideira fora do fogo, colocando a farinha de rosca e uma colher de farinha de mandioca crua. Voltar ao fogo para cozinhar. Quando estiver pronta a farofa ralar a gema.


Farofa salgada:


Abafar os miúdos até amolecerem em um pouco de manteiga. Tirar do fogo e cortar em pedacinhos. Colocar mais manteiga na frigideira com bastante cebola picada e os miúdos cortados e uns pedaços de tomate. Abafar um pouco, colocando sal e a farinha de milho até dar o ponto. Colocar ovos cozidos, azeitona e presunto picado.

A ave deve ser temperada um dia antes. Quando chegar o momento de levar ao forno rechear o peru com as duas farofas, costurando o papo e o bucho. Colocar na assadeira com o peito para cima cobrindo inteiramente o peito com fatias de toicinho defumado que devem ser fixadas nos dois lados com palitos. Cobrir com papel alumínio, tendo o cuidado de cobrir completamente o papo. Regue com a vinha d’alho e vá regando até que a ave amoleça. Tire o papel alumínio e o bacon, deixando este na assadeira, protegendo bem o papo, este só será descoberto nos últimos 10 minutos.

O tempo de forno é mais ou menos de 5 horas.


Foto: Gabi Pinna


Farofa salgada , foto: Gabi Pinna


Farofa Doce , foto: Gabi Pinna

Peru ,foto: Gabi Pinna





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page