Bom essa receita é super versátil, pois dá para usar tanto com macarrão quanto em pizza ! Sim na pizza! A qual já tem receita aqui no site da massa. E além do molho ser versátil dessa vez vamos ter duas receitas da mesma coisa. Bora lá ver como fazer o molho alla pizzaiola
Receita do Livro:
500g de spaghetti
1 lata de extrato de tomate
Orégano
Sal
1 dente alho picado
Azeite
Frite o alho picado no azeite, adicione o extrato de tomate, uma pitada de orégano e sal. e deixe cozinhar por 10 minutinhos. E nesse meio tempo você coloca a massa da sua preferência para cozinhar. Finalize na panela do molho, e sirva com um pouco de queijo ralado por cima.
Receita da Nonna
12 tomates Débora - italiano
2 colheres de chá de orégano
2 colheres de sopa de azeite
sal
Retire a pele do tomate com água quente e para ajudar uma use uma faca de serrinha. Retire o talo, corte ao meio e depois na horizontal, e esprema os tomates levemente para eliminar as sementes(ou use a faca e uma colher) e passe-os por um mixer para deixar mais líquido. Em uma panela coloque então o molho, o azeite o sal e o orégano. Deixe reduzir mas não muito e sirva em cima de pizza ou de massas.
Eu fiz seguindo a receita da Nonna, mas a do livro também não é difícil. Vale a pena lembrar que esse molho leva pouco tempo de cozimento. Ele não é como Puttanesca ou Ragú ou All'amatriciana que levam aí um tempinho para estarem prontos. Uns 20 minutos no fogo mais ou menos. Eu coloquei no final um pouco de manjericão que tinha em casa que também super combina com esse molho. Seria mais indicado acompanhar com massas rigadas, que são tipo penne, rigatoni entre outras , que são aquelas que tem "linhas" "risquinhos" o molho entra melhor nessas massas e o sabor fica mais evidente.
Foto: Gabi Pinna
Comments